Voc esta aqui: Home Planos de Aula Sem 2/2008 12.08
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Busca

Heloíse Martins

JA slide show

12.08

E-mail Imprimir PDF

SE – DREC - NMP
CEFORM/EAPE
Tutora: Heloise Regina Martins

Plano de Aula – 12.08.2008

Tema: gêneros textuais
Objetivo: promover o aprofundamento teórico para que as alunas possam explicar e analisar os conceitos e relações de gêneros e tipos textuais; por meio de leitura do texto “Gêneros Textuais: definição e funcionalidade”, discussões e atividades em grupo.

1 – Música

Fico assim sem vocêAdriana CalcanhottoComposição: Abdullah / Cacá MoraesAvião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu, assim, sem você

Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu, assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim

Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho

Buchecha sem Claudinho
Sou eu, assim, sem você

Circo sem palhaço
Namoro sem amasso

Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos

Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão, é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta
Romeu sem Julieta
Sou eu, assim, sem você

Carro sem estrada
Queijo sem goiabada

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim

Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão, é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo

2 – Diário de bordo
      Sugestões de atividades dos grupos

3 – No quadro conceitos gêneros e tipos
      MAT:trabalho em grupo com textos

Ler as partes do texto do Marcos Bagno (conceitos no quadro)
     Apostila conceitos módulo 1
     Módulo 3

4 – trabalho em grupo com CDs de histórias de Ruth Rocha e com as imagens das histórias, os grupos com CD vão ilustrar a história e os grupos com as imagens vão escrever a história.

5 – Avaliação: termômetro

Registro Reflexivo – 12.08.2008

Nesse encontro as cursistas realizaram atividades práticas com diversos gêneros e tipos textuais. Percebi certa dificuldade quanto aos conceitos de gênero e tipo textual e conseqüentemente em diferenciá-los e também em realizar atividades que envolvem tais conceitos. Assim levamos algum tempo com explicações e discussões para diferenciar os conceitos e esclarecer os conflitos. Iniciamos uma conversa sobre sociolingüística baseada num texto de Marcos Bagno, quando falamos sobre variação lingüística e sobre como trabalhar nessa perspectiva com alunos da Educação Infantil, respeitando as diferenças de fala e também apresentando os diversos modos de uso da língua na sua realização falada. Isso para que a criança possa participar das práticas sociais desenvolvendo sua competência comunicativa com eficiência.

Leitura Compartilhada

Como é de costume iniciar todas as aulas com uma leitura compartilhada, a minha é a imagem da Beatriz Milhazes que está no cabeçalho. Lembra muito o mundo infantil com suas cores, movimentos e travessuras... Mundo esse que o professor não pode deixar de levar para o cotidiano escolar. Pois, bem sabemos que, ao inserir a realidade da criança na a sala de aula promovemos a aprendizagem significativa descrita por David Ausubel, ou seja, a que está ancorada a conhecimentos existentes. Pois, o que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, que o autor define como conceito subsunsor,aquele que facilita a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica.
Fonte: Teorias de Aprendizagem, Marco Antônio Moreira, 1999

Enquete

Você usaria o conteúdo desse site para estudos na coordenação pedagógica de sua escola?