SE – DREC - NMP
CEFORM/EAPE
Tutora: Heloise Regina Martins
Plano de Aula – 12.08.2008
Tema: gêneros textuais
Objetivo: promover o aprofundamento teórico para que as alunas possam explicar e analisar os conceitos e relações de gêneros e tipos textuais; por meio de leitura do texto “Gêneros Textuais: definição e funcionalidade”, discussões e atividades em grupo.
| Fico assim sem vocêAdriana CalcanhottoComposição: Abdullah / Cacá MoraesAvião sem asa Fogueira sem brasa Sou eu, assim, sem você Futebol sem bola Piu-piu sem Frajola Sou eu, assim, sem você... Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil alto-falantes Vão poder falar por mim... Amor sem beijinho | Buchecha sem Claudinho Sou eu, assim, sem você Circo sem palhaço Namoro sem amasso Sou eu, assim, sem você... Tô louca pra te ver chegar Tô louca pra te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração... Eu não existo longe de você E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo... Por quê? Por quê? | Neném sem chupeta Romeu sem Julieta Sou eu, assim, sem você Carro sem estrada Queijo sem goiabada Sou eu, assim, sem você... Porque é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim Eu te quero a todo instante Nem mil alto-falantes Vão poder falar por mim... Eu não existo longe de você E a solidão, é o meu pior castigo Eu conto as horas pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo |
2 – Diário de bordo
Sugestões de atividades dos grupos
3 – No quadro conceitos gêneros e tipos
MAT:trabalho em grupo com textos
Ler as partes do texto do Marcos Bagno (conceitos no quadro)
Apostila conceitos módulo 1
Módulo 3
4 – trabalho em grupo com CDs de histórias de Ruth Rocha e com as imagens das histórias, os grupos com CD vão ilustrar a história e os grupos com as imagens vão escrever a história.
5 – Avaliação: termômetro
Registro Reflexivo – 12.08.2008
Nesse encontro as cursistas realizaram atividades práticas com diversos gêneros e tipos textuais. Percebi certa dificuldade quanto aos conceitos de gênero e tipo textual e conseqüentemente em diferenciá-los e também em realizar atividades que envolvem tais conceitos. Assim levamos algum tempo com explicações e discussões para diferenciar os conceitos e esclarecer os conflitos. Iniciamos uma conversa sobre sociolingüística baseada num texto de Marcos Bagno, quando falamos sobre variação lingüística e sobre como trabalhar nessa perspectiva com alunos da Educação Infantil, respeitando as diferenças de fala e também apresentando os diversos modos de uso da língua na sua realização falada. Isso para que a criança possa participar das práticas sociais desenvolvendo sua competência comunicativa com eficiência.